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segunda-feira, 27 de julho de 2009

A experiência de gravar uma Caixa Preta

E para poder contar o que é a peça Caixa Preta vou recorrer ao texto que esta no blog da peça www.caixapreta.blogspot.com , porém isso não é preguiça, e sim irei me deter em contar como foi a minha participação nesta peça Mas primeira vamos ao texto do blog A Atriz prepara para colocar a minha gravação, para todos ouvirem

Uma mensagem, um pensamento, uma história marcante, um desejo, uma inquietação. Uma pedra carregada no sapato durante anos, uma confissão. Um reclame, um pedido, uma opinião. Algo importante, fundamental.
O que você diria se pudesse deixar gravado numa caixa preta algo que gostaria de dizer, talvez pela última vez? Afinal, toda vez é talvez a última. E nesse ponto, o teatro e a vida se parecem bastante.
O que você diria se soubesse que o que você vai dizer será dito para uma plateia, para um teatro cheio de ouvidos atentos ao que você tem para contar?
Essa é proposta do jogo criado por Bianca Ramoneda e Marcio Abreu. Ela atriz e jornalista, ele diretor e dramaturgo, ambos catadores de histórias.
A partir de depoimentos gravados por diversas pessoas se constrói a cena, composta apenas por um banco, um foco de luz e o que é dito pela atriz. As palavras ditas em cena, no entanto, não estão decoradas como no teatro tradicional. Elas são ditas em tempo real, no ouvido da atriz, através de um fone invisível aos olhos do público, como o truque do “ponto” para os atores que precisam de “cola” pro texto.
A diferença é que em “Faço minhas as suas palavras” o conteúdo do texto é único a cada dia, de acordo com o depoimento gravado pela pessoa convidada e a atriz não conhece previamente o que vai dizer, que será experimentado diante da plateia. Somente no final o público ficará sabendo que aquelas palavras estavam na verdade sendo ouvidas durante sua execução. A voz original do dono do depoimento será amplificada no final da apresentação, revelando sua identidade, o jogo e a “autoria” do discurso original que passou da “caixa-preta” da gravação para a caixa-preta do palco nu, preenchido somente pelo corpo e pela interpretação da atriz.
Muitas questões interessantes se descortinam para nós com esse novo trabalho e suas muitas possibilidades. Quem é o verdadeiro autor e dono das palavras ? A quem não estamos ouvindo e a quem ouvimos e por que? Quem precisa dizer o quê? A quem o teatro precisa dar voz? O que é mais verdadeiro, uma ficção na qual acreditamos ou um depoimento documental? Existem diferenças entre um e outro? Ao recortarmos um discurso que se transforma num fragmento em cena, que sentido ele ganha – ou perde? Por que acreditamos em algo que vemos e ouvimos ou por que não acreditamos? Isso depende de quem diz? As mesmas palavras significam a mesma coisa ditas por pessoas diferentes? O que muda por estarmos dizendo diante dos outros? Ao fazermos nossas as palavras de alguém ela deixa de ser a palavra de alguém?
Temos infinitas perguntas e, ainda bem, muito poucas ou nenhuma resposta. O nome dado a esse tipo de cena em que o formato é pouco tradicional, indefinido porque traz em si diálogos com outras áreas das artes é “performance”. Algo que está permanentemente em processo, aberto, em construção.
Numa época onde a tecnologia possibilita novas formas de comunicação entre as pessoas, recorremos a uma “baixa tecnologia” – a gravação – para recriar um recurso muito antigo – o do ponto no teatro – e provocar uma situação de “alta tecnologia” em cena, ou seja, a simultaneidade, o sentimento de estar on line, a experiência do software livre, pois ao mesmo tempo podemos ser a voz e dar voz ao outro que pensa, sente e vê o mundo de uma forma diferente da nossa.

Lido o texto bem explicativo do que é a caixa preta, agora entrar a minha parte neste dia. Fui ao teatro do SESC Teresópolis para cobrir a peça, aqui para o blog e ao chegar com alguns amigos, que foram apenas prestigiar o festival de inverno e se divertir um pouco na noite de domingo, eis que a Atriz Bianca Ramoneda pede ao publico uma voluntário para gravar a caixa preta a ser utilizada por ela na peça. Então mais que depressa eu levanto meu braço e me candidato a voluntário e como ninguém mais se manifestou, fui até o camarim para gravar a mensagem.

O que gravar e qual historia contarei. Claro não posso deixar uma ultima mensagem que não seja a quem esteve sempre ao meu lado os grandes amigos da minha vida e aos maiores amigos de todos, os meus pais.

Gravada mensagem volto a minha poltrona para escutar a atriz interpretar as outras histórias da noite até que ela começa a contar a minha historia, que levou curiosidade a plateia presente e ainda mais aos que me conheciam, por que eles não sabiam o que eu havia gravado, se nomes seriam citados ou que caso da minha vida contaria, no final algumas gargalhadas e alivio para os amigos presentes pois só citei um deles.

Bianca Ramoneda interpreta a caixa preta de Didier Pelógia

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