Aconteceu nos dias 12 e 13 de Junho o 5º seminário ESSO-IETV de telejornalismo, o evento que foi realizado no SESC Flamengo pela parceria ESSO e o Instituto de estudos de televisão, teve como intuito colocar grandes nomes do telejornalismo brasileiro para debater o jornalismo na televisão com os estudantes e jornalistas que prestigiaram o evento.
O evento contou com a participação de matérias finalistas no prémio ESSO de telejornalismo no ano de 2007 e seus respctivos representantes (jornalistas ou produtores) no primeirto dia do evento foi apresentado a matéria São Francisco da Rede Minas e quem debateu a serie de matérias sobre o “Velho Chico ” foram as reportes Aline Resende e Shirley Sousa. O segundo tema do dia foi a serie de reportagens realizadas pelos jornalistas Tony Chastinet e Luis Cosme e exibida na rede Recorde com o titulo de Terras de Fogo . O terceiro debate do dia foi sobre jornalismo internacional com base nas matérias produzidas pelo correspondente internacional do SBT Marcelo torres que foi investigar o Irã e sua cultura e problemas sociais e internacionais e para finaliza o primeiro dia teve a exibição de Corrida do Ouro que foi exibida pela rede Record e como representante no debate com o publico esteve o jornalista Arnaldo Duran.
No segundo dia do evento aconteceu a palestra mais esperada que com a jornalista Ana Paula Padrão, apresentadora do SBT realidades e que levou ao IETV o programa intitulado Trem da Escravidão, já a segunda palestra do dia foram mostradas as séries investigativas realizadas pelos jornalistas Giovani Grizotti e Giancarlo Barzi, que tratam do jornalismo investigativo nas denuncias sobre a máfia das consultas em Sapucaia do Sul - RS e funcionários Fantasmas nas prefeituras do interior do Rio Grande do Sul onde os jornalistas relataram suas dificuldades e técnicas utilizadas neste tipo de jornalismo e para encerrar o evento foi formada uma mesa de batedora com o Luiz Nachbin (Futura), Ivani Flora (SIC Portugal) onde eles retrataram as novas tendências do Vídeo repórter e sua crescente participação no telejornalismo mundial.
O evento que contou com grandes matérias, ótimos jornalistas uma boa organização. Só teve como reclamação a fraca mediação dos debates que em sua maioria foi realizada pelo professor de telejornalismo da UERJ o senhor Antônio Brasil.
Apesar desta reclamação a maioria dos estudantes aprovou o evento e já esperam pelo próximo Esso IETV de telejornalismo.
terça-feira, 17 de junho de 2008
5º seminário ESSO-IETV
Marcadores:
Ana Paula Padrão,
Didier Pelógia,
ESSO,
IETV,
Luis Naschbin,
Telejornalismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário